sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dicas de ergonomia para cozinha

Olá!

É claaaro que a coisa não andou na Quarta de Cinzas. E não só porque a empresa de consultoria imobiliária da construtora não funcionou na quarta. Eu também descobri que não se paga um ITBI como quem paga uma conta de luz. Haha! A solicitação é feita pela internet, no site da prefeitura. Mas a guia leva dois dias úteis para ser gerada e ainda por cima tem que ser paga em um banco específico. Entonces... só segunda. =(

Então adivinhem só! Mais enrolação. rsrs
Mas a enrolação de hoje é útil, hein, gente! Não quero ver ninguém com dor nas costas porque fez a bancada da cozinha na altura errada!

Antes de falar sobre medidas, quero compartilhar uma imagem bacana do Clique Arquitetura.
(Clica que amplia)


Nesse esquema, são mostrados os principais "setores" de uma cozinha.
Quando a gente tem espaço, fica bem mais fácil ter divisões como essa, super funcionais, higiênicas e práticas. Mas espaço está ficando cada vez mais raro e caro.
Então outras distribuições podem se encaixar melhor nas casinhas e apertamentos dos blogueirinhos mais humildes.

Fonte: Tok&Stok
(imagem: by Rocéli Rapini /releitura de ilustração do livro "House Book" - Terence Conran's)

As imagens referenciam o famoso triângulo de trabalho geladeira-pia-fogão. A ideia é sempre levar em conta que todo o funcionamento da cozinha está baseado no uso da pia, e deve-se planejar a disposição dos móveis e eletrodomésticos de forma a minimizar a distância a ser percorrida entre os vértices do triângulo (geladeira, pia e fogão).
Algumas outras considerações importantes sobre a disposição das coisas:
  • O ideal é que a geladeira seja acessada sem precisar passar pelo fogão, especialmente em casas com crianças.
  • A área entre a cuba e o fogão é a mais utilizada para preparo de alimentos. O espaço ideal é entre 0,90m e 1,20m. 
  • A geladeira deve ficar próximo, mas não ao lado do fogão, já que o calor do fogão dificulta o bom funcionamento da geladeira .
  • Uma bancada ou mesa próximo à geladeira facilita o manuseio dos itens retirados e guardados. Lembrem-se de conferir se a geladeira abre para o lado da bancada ou se tem porta reversível.
  • Sempre que possível, opte por dispôr a pia próximo à janela, para aproveitar a luminosidade (e a vista, quem sabe ;)
  • Equipamentos como o forno de microondas e outros acessórios delicados não devem ficar ao lado do fogão, porque acabam ficando cheios de gordura.
  • Para facilitar a dinâmica durante o preparo de alimentos, as gavetas com talheres e utensílios e o porta temperos devem ficar próximo do fogão.
  • Porta pano de pratos e lixeira devem ficar próximo da pia.
  • Geladeiras e alguns eletrodomésticos de embutir precisam de espaço para ventilação. Não se esqueça de consultar o manual desses equipamentos antes de planejar milimetricamente os armários. (Por isso é importante já ter definido os modelos antes de fechar o projeto com um marceneiro ou uma loja de planejados.)

    Mas nem só de boa distribuição vive uma cozinha. É importante levar em consideração algumas medidas mínimas para garantir o conforto dos chefs. (Cof! Cof!)

    Começando pela bancada da pia, a largura ideal é entre 60cm e 65cm e a altura, 85cm a 90cm. Essa última depende muito da altura do usuário, mas só funciona levar isso em consideração em uma casa de solteiro, certo? 
    Se é o seu caso:

    É importante lembrar que uma máquina de lavar louça pode exigir alguns centímetros a mais na altura da bancada. 93cm pode ser um tamanho legal, mas é bom checar antes.

    Fonte

    Para quem optar por usar soco de alvenaria embaixo dos módulos inferiores do armário, um recuo de 10cm é o mínimo para encaixar o pé enquanto estiver usando a bancada. Para quem não usar, os armários devem ficar no mínimo 8cm acima do chão, para não dificultar demais a limpeza.

    Fonte
    Tenho lido muitas recomendações de que os módulos superiores devem ficar, em média, 60cm acima da bancada, apesar de não condizer com a figura. O importante é que fique na altura dos olhos (1,50m do chão), para que o usuário veja o que há dentro. 

    Como citado antes, distância ideal entre cuba e fogão:

    Fonte

    Para não passar aperto:
    - Distância mínima para passagem de uma pessoa: 60cm. 
    - Distância mínima para uma pessoa agachar: 76cm. 
    - Distância mínima para passagem de duas pessoas: 120cm. 
    - Para as cozinhas em configuração paralela, deixar, no mínimo, 120cm de vão entre as 2 fileiras de móveis.

    Fonte

    Para bancadas de cozinha americana, recomenda-se 1,00m a 1,10m de altura. Mas isso vai variar de acordo com as banquetas escolhidas, não esquecendo de considerar o espaço ocupado pelo acabamento (saia, por exemplo).

    Fonte

    A largura ideal para o tampo é de 45cm. Para o comprimento, deve-se levar em conta que cada pessoa ocupa entre 60cm e 70cm, e que é bom deixar uma folga mínima de 20cm nas laterais, principalmente se a bancada for fechada de um dos lados, para não dificultar demais o senta-e-levanta.

    Bom, já falei demais (como sempre, eu sei...).
    E olha que eu ia falar mais. Mas vou deixar as medidas da sala de jantar para outro post.

    Beijo grande! 

    6 comentários:

    Tamyris disse...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Tamyris disse...

    Nossa Gi.. q post maravilhoso!!! vou até imprimir essas dicas para qdo eu for fazer o planejado ter certeza das medidas... hahahaha..

    Gi.. vc tem skype?? Se tiver me add.. queria mto conversar tamyris.martins1

    Beijos

    Luana Costa Nunes disse...

    Nossa gi, que legal! Com certeza colocarei em prática. Beijao

    Nosso quadradinho disse...

    Adorei as dicas, também irei salvar para colocar em prática posteriormente.
    Bjs

    Anônimo disse...

    Boas dicas, linguagem assertiva com excelente auxilio das figuaras para compreesão do tema.
    parabéns.

    Renata Taioli disse...

    Ótimo post! Estava procurando na net exatamente sobre alturas de bancada e pia e aqui achei o que precisava. Só estava pensando em deixar 0,95 para a pia e subir mais uma camada de tijolos para chegar a 1,15, já que a altura das banquetas é um pouquinho acima do padrão. Bom saber também sobre a largura da bancada, que considero ideal. Agora vou dar mas uma fuçadinha no blog!
    Ah! Parabéns!!!

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...