quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Móveis planejados - Cozinha


Olá!


Como eu disse no post anterior, os projetos dos móveis já estão prontos.
Vou começar mostrando pra vocês a cozinha, que foi o cômodo que gerou menos dúvidas.


O projeto foi feito contando com o espaço da antiga área, que vai parar na antiga varanda secundária.






Outra coisa que vai mudar é a posição da porta de entrada, que vai para o meio da parede, deixando o cantinho fechado para poder encostar armário até lá.
Essas duas modificações ainda precisam ser confirmadas. Se não der pra fazer, eu juro que choro.


Bom, nossa planta não nos deu opção: cozinha linear. Como ela ficou bem comprida, pedimos no projeto bastante bancada. 
E aqui está o resultado:




A princípio, eu queria uma bancada imeeeeensa, com o fogão no canto. Mas isso ia exigir mais uma troca de tubulação: a do gás do fogão.
Para me consolar, meu marido disse que, se o granito quebrasse um dia, eu teria que trocar a peça imeeeeensa inteira. E isso é bem caro. E a projetista também entrou na onda de me consolar e disse que é ótimo ter apoio dos dois lados do fogão. Ok! Como eu faço MUITA bagunça cozinhando, fui convencida com essa.
Um detalhezinho legal que a tia do marido, que é arquiteta, disse: o ideal é que as gavetas fiquem ao lado do fogão. E lá estarão.


Do outro lado do fogão, pedimos que ficasse um espaço para uma máquina de lavar louça futura. A projetista disse que poderia deixar uma porta lá por enquanto. Que eu acabei de decidir que vai ficar lá para sempre. Andei pesquisando sobre a máquina, para ver se existem boas opções que sejam de embutir. Não há! Nunca vi eletrodoméstico com tanta reclamação.


Tínhamos que escolher entre coifa e depurador. A vantagem do depurador é poder colocar armário acima dele. Mas, com a abertura para a sala, é importante desaparecer com o cheiro de gordura e a fumaça.


"Segundo a Tramontina, as coifas são eletrodomésticos que, de acordo com a instalação, são capazes ou não de trocar o ar do ambiente. Existem dois tipos: de parede e de ilha. Quando usada na função de exaustor, a coifa possui uma tubulação que leva o ar captado na cozinha para fora da residência. Instalado em média a 72 centímetros acima do fogão, este equipamento conta ainda com um exaustor interno que faz a sucção do ar.Quando instaladas na função de depurador, no entanto, as coifas sugam o ar quente e carregado de partículas, filtram-no e devolvem o ar purificado ao ambiente por meio de aberturas laterais em sua chaminé. O eletrodoméstico conhecido como depurador executa exatamente esta função, mas não possui o cubo chamado de chaminé e por isso se adapta melhor a cozinhas menores."
"O depurador, além de não trocar o ar do ambiente, tem potência menor do que as coifas e exaustores, justamente por ser o equipamento mais portátil e com preços mais cessíveis dentre os três. Assim como a coifa, ele conta com um motor interno que suga o ar e o obriga a passar por um filtro."
"Ao contrário da coifa e do exaustor, o depurador não tem capacidade para diminuir o calor do ambiente e sua habilidade de eliminar odores e fumaça também é mais limitada do que a dos demais equipamentos de exaustão."
Fonte
Então tá escolhido: coifa.


Continuando com os armários...
A porta preta é de vidro, pra dar um charminho. Dentro fica um escorredor de louças. Mais espaço liberado na bancada! (Tô achando que vou colocar um colchonete pra dormir em cima dela. O que vocês acham? rs)
Não dá pra ver na imagem, mas, ao lado da geladeira, o armário vai do teto ao chão (quase), com a mesma profundidade dos armários superiores.






Fora isso, dois gavetões na parte de baixo, básculas na parte de cima, prateleiras e mais prateleiras por dentro de tudo.


O projeto ainda pode sofrer alterações, logo sugestões são benvindas. =)


Beijos.

7 comentários:

Anne Elise disse...

Adorei a cozinha, amiga!!!! Ficou lindo!!! Adoro cozinha branca, e com detalhes pretos fica chique (viu como eu não sou tão brega assim?)
Acho que valeria a pena pensar em uma fruteira também... Tem espaço pra colocar uma solta, em outro canto da cozinha, ou seria melhor já colocar uma acoplada ao armário?

Beatriz disse...

Vc me convenceu amiga! A coifa é melhor mesmo! Vc desistiu da máquina de lavar louças?? Eu tb já pensei em comprar uma...pode ser uma boa idéia...
bjs

Giselle Farias disse...

Tão fofas vocês comentando! =]

Anne, você melhorou muito depois do nosso choque de ordem. Ahahaha! Quanto à fruteira, eu realmente tinha esquecido dela. E da lixeira também. Vou conversar com a projetista. Talvez a gente faça alguma coisa onde ia ser a máquina de lavar e não vai mais. Valeu pelo toque!

Bia, é melhor, mas nada é de graça nessa vida. Ela é beeeem mais cara que o depurador. Hehe! Mas acho que vale.
Eu encontrei algumas máquinas de lavar bem elogiadas, mas são todas grandes, não dá pra pôr embaixo da bancada. Mas, pra quem tem cozinha grande, é ótimo! São da GE. Procura depois.

Fernando Nunes disse...

E o fechamento da varanda, como está essa situação? Esse assunto é polêmico, merece pesquisa, merece um post! =)

Giselle Farias disse...

Post prometido!

Gi disse...

a

Unknown disse...

Olá, sou nova em seu blog, e trabalho como designer de interiores, gostei bastante de seu projeto da cozinha, porém queria lhe dar uma dica, nos projetos mais modernos usamos bastante o puxador perfil ( na porte inteira ) fica mais seguro, pois não corre o risco de alguem se machucar com puxador ou quebrar o mesmo, e também fica mais bonito. Fica uma dica, adorei suas ideias.. Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...